O PSICOPEDAGOGO

Psicopedagogo 1O psicopedagogo é o profissional que estuda o saber humano analisando em conjunto, de maneira especial, dois campos científicos do conhecimento que são a pedagogia e a psicologia.

Além desses principais campos de estudos, o psicopedagogo também se utiliza da medicina, da psicanálise, da linguística, da semiótica, entre outros, buscando garantir e melhorar a qualidade da educação, bem como compreender os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes no processo de aprendizagem.

O profissional da psicopedagogia gerencia e supervisiona tanto o magistério quanto a administração do sistema de ensino. Logo, o psicopedagogo é um ajudador e parceiro tanto da família quanto da escola, como também do governo.

No governo ele estabelece e fiscaliza a legislação de ensino do país. Nas escolas, verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se estão em conformidade com as leis educacionais, além de orientar e dirigir os professores para assegurar a qualidade do ensino. Nas famílias, através de avaliações e atendimento clínico, poderão ser diagnosticados e conhecidos os sintomas, a duração, a frequência e a intensidade de alguma psicopatologia caracterizada pela disfunção ou neurológica, ou química, ou ainda de fatores hereditários que poderá necessitar de acompanhamento e tratamento, bem como acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem de crianças com dificuldades conhecendo as aptidões de cada aluno sempre objetivando o sucesso do processo de aprendizagem.

O psicopedagogo pode ainda atuar com pessoas com deficiência(s) física ou intelectual, auxiliando a família e o aluno em sua inclusão na sociedade, ou ainda com a educação a distância.

O psicopedagogo é o profissional fundamental para identificar onde se encontra a falha no processo de aprendizagem. Se é na instituição de ensino, no professor, no aluno ou na família do aluno. Para isso, muitas vezes ele precisará recorrer a uma avaliação interdisciplinar, formada por profissionais de áreas afins como medicina, linguística e psicologia para completar o diagnóstico através de exames de neuroimagem e avaliação neuropsicológica, ou ainda reunir os pais e familiares para uma avaliação e tratamento em família ou ainda ir a escola e marcar reuniões com o professor, orientador e/ou direção da instituição.

Não raro, as famílias possuem muito receio e são resistentes na procura do psicopedagogo, por não conhecerem os diferentes tipos de dificuldades de aprendizagem e por desconhecerem que o psicopedagogo será o principal aliado na busca da solução dos problemas de ensino enfrentados pelo aluno e que causam tanto sofrimento e desgaste tanto para a família como para a criança.

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